Notícias de saúde

Acupuntura Alivia Náusea Causada por Quimioterapia

NOVA YORK (Reuters Health) - Um dos procedimentos médicos mais antigos do mundo pode aliviar os efeitos colaterais de uma moderna terapia contra o câncer.

Em um estudo com pacientes com câncer de mama, os pesquisadores concluíram que a acupuntura ajuda a controlar a náusea e o vômito provocados pelas altas doses de quimioterapia necessárias para destruir o sistema imunológico antes de um transplante de medula óssea.

Entre as 104 mulheres submetidas a quimioterapia, as que fizeram acupuntura e tomaram drogas contra náusea foram menos propensas a ficar enjoadas do que as que usaram apenas os remédios.

As mulheres fizeram sessões de eletroacupuntura, técnica em que pulsos elétricos são distribuídos no corpo por meio de agulhas de acupuntura tradicionais.

O trabalho da equipe chefiada por Joannie Shen, do Instituto Nacional de Saúde (National Institute of Health), em Bethesda (Maryland), foi publicado na edição de 6 de dezembro do Journal of the American Medical Association.

A acupuntura é uma antiga terapia chinesa na qual finas agulhas são inseridas em pontos específicos do corpo. A tradição assegura que a acupuntura alivia a dor e devolve o equilíbrio ao melhorar o fluxo de energia em vias específicas do corpo, conhecidas como meridianos.

Pesquisas sugerem que ela pode controlar a náusea e o vômito, inclusive o enjôo matinal.

Nesse estudo, todas as mulheres receberam drogas contra náusea. Algumas fizeram eletroacupuntura no antebraço uma vez ao dia durante cinco dias; outro grupo foi submetido a acupuntura tradicional sem estimulação elétrica e as mulheres do terceiro grupo receberam apenas drogas.

Segundo a equipe de Shen, havia uma certa preocupação quanto à interação de drogas em pacientes submetidos a quimioterapia e que tomam remédio contra a náusea. Os autores observaram que algumas pacientes foram incapazes de seguir as duas terapias simultaneamente.

A eletroacupuntura trouxe benefícios significativos para as mulheres que participaram do estudo. Durante os cinco dias de tratamento, elas tiveram menos da metade do número de episódios de náusea e vômito (uma média de cinco) que as pacientes que só tomaram remédios (média de 15 episódios).

As mulheres que fizeram sessões convencionais sentiram mais náuseas que as pacientes que fizeram eletroacupuntura, mas menos que as submetidas à terapia tradicional (média de 10 episódios).

A "natureza complexa, multifatorial e grave" da náusea induzida pela quimioterapia sugere que ela não poderá ser controlada completamente por nenhum tratamento. A eletroacupuntura, porém, pode ajudar, atuando sobre certas substâncias químicas do sistema nervoso central, observaram os especialistas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários