Notícias de saúde

Pais de crianças portadoras de câncer buscam medicina alternativa

Belo Horizonte, 04 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). Com base em uma pesquisa norte-americana, especialistas estimaram que aproximadamente três quartos das crianças e dos adolescentes que sofrem de câncer fazem uso de alguma técnica alternativa para suportar os efeitos colaterais de tratamentos da medicina convencional, como a quimioterapia e a radioterapia.

Através de um estudo realizado com moradores de Washington, nos Estados Unidos, foram entrevistados pais de 75 crianças portadoras de câncer, com idade entre 13 e 18 anos. As entrevistas revelaram que 73% das crianças estavam sendo submetidas a terapias alternativas como acupuntura, meditação ou suplementos alimentares.

Cerca de 85% dos pais que buscavam outra forma de alívio para seus filhos discutiram previamente com os médicos cancerologistas quais alternativas seriam mais interessantes ou não prejudicariam o tratamento convencional.

Muitos pais afirmaram que os tratamentos convencionais melhoraram a saúde de seus filhos, debilitados pelos tumores. Eles relataram, no entanto, que as técnicas alternativas ajudaram a retomar a auto-estima, aliviaram os efeitos colaterais de medicamentos fortes da medicina convencional e deram ânimo às crianças. Nenhum dos pais usou a medicina alternativa como substituição ao atendimento convencional.

A acupuntura foi a opção escolhida por mais da metade dos pais que buscavam formas complementares de tratamento. A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa que trabalha com a introdução de agulhas, de diferentes tamanhos e espessuras, em pontos específicos ao longo do corpo. As agulhas, feitas de aço inoxidável ou metais nobres como ouro e prata, são finíssimas e, muitas vezes, apenas assustam não causando dores.

Os acupunturistas explicam que a aplicação de agulhas nesses pontos determinados permite o equilíbrio de energia circulante no organismo, liberando locais com energia concentrada e levando energia para locais deficientes. A harmonização de energia alivia dores e ajuda no tratamento de doenças.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários