Notícias de saúde

Acupuntura tem um potencial para alívio da dor das gestantes

31 de maio de 2023 (Bibliomed). A acupuntura está surgindo como uma terapia potencial para vários tipos diferentes de dor, porque não envolve a necessidade de medicamentos e é considerada segura, segundo diversos autores. Exatamente como a acupuntura pode aliviar a dor não está claro, mas acredita-se que envolva a liberação de substâncias químicas inatas do corpo - endorfinas - além de aumentos no fluxo sanguíneo para a pele e os músculos locais.

Sabe-se que a acupuntura pode aliviar significativamente a dor lombar e/ou pélvica frequentemente sentida pelas mulheres durante a gravidez, sugere uma análise de dados agrupados das evidências disponíveis, publicadas no BMJ Open.

A análise final incluiu 10 ensaios clínicos randomizados, envolvendo 1.040 mulheres. Todos os estudos foram publicados entre 2000 e 2020 e realizados de várias maneiras na Suécia, Reino Unido, EUA, Espanha e Brasil. Quatro desses estudos relataram o potencial da acupuntura para restaurar a função física, e os resultados mostraram que ocorreu melhora significativa.

Para aumentar a base de evidências, foram pesquisados bancos de dados para ensaios clínicos relevantes que compararam o alívio da dor ofertado a mulheres grávidas que receberam acupuntura, sozinha ou quando combinada com outras terapias, bem como o impacto potencial em seus recém-nascidos.

As gestantes eram todas saudáveis, com 17 a 30 semanas de gravidez em média, e tinham dor lombar e/ou pélvica. A acupuntura foi realizada por acupunturistas treinados, fisioterapeutas ou parteiras. Sete ensaios descreveram a acupuntura corporal; três descreveram a acupuntura auricular (lóbulo da orelha).
Todos os estudos relataram os pontos de acupuntura para tratamento, tempo de retenção da agulha e dose. Em sete, foram utilizados pontos normalmente considerados contraindicados na gravidez - 'pontos proibidos'.

A análise de dados agrupados dos resultados de nove estudos sugeriu que a acupuntura aliviou significativamente a dor durante a gravidez. E não houve efeitos colaterais importantes observáveis ??para recém-nascidos cujas mães optaram pela terapia, os resultados indicam, embora apenas alguns dos estudos publicados incluídos na análise avaliaram resultados, como parto prematuro, observam os pesquisadores.

Sete estudos registraram outros efeitos colaterais menores esperados para as futuras mamães, como dor, dor e sangramento no local da agulha e sonolência. No entanto, os participantes avaliaram a acupuntura favoravelmente e a maioria estava disposta a repeti-la, se necessário.

No entanto, os pesquisadores alertam sobre suas descobertas: o número de estudos incluídos foi relativamente pequeno e sua qualidade variável. Além disso, o desenho, a metodologia, os resultados e as características dos participantes diferiram substancialmente. E em dois estudos, a taxa de abandono ultrapassou 20% entre o grupo de comparação.

No entanto, eles concluem que a acupuntura merece mais atenção por seu potencial para aliviar a dor em um momento em que é preferível evitar drogas por causa de seus potenciais efeitos colaterais para a mãe e o bebê.

Fonte: BMJ Open. DOI: 10.1136/bmjopen-2021-056878.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários