Notícias de saúde

Níveis elevados de hormônio da tireoide estão associados a maior risco de problemas cognitivos

10 de junho de 2024 (Bibliomed). Altos níveis de hormônio da tireoide - uma condição chamada tireotoxicose - foram associados a problemas de pensamento, quer fossem decorrentes de uma glândula tireoide hiperativa ou do uso de medicamentos para a tireoide, mostrou estudo realizado na Johns Hopkins University School of Medicine, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram os registos de saúde de quase 66.000 idosos que receberam cuidados primários do Sistema de Saúde Johns Hopkins entre janeiro de 2014 e maio de 2023. No geral, os níveis elevados da tireoide foram associados a um aumento de 39% no risco de diagnóstico de distúrbio cognitivo.

Cerca de 11% dos pacientes com tireotoxicose foram diagnosticados com problemas de raciocínio aos 75 anos, em comparação com cerca de 6% daqueles que nunca tiveram níveis elevados de tireoide. Aos 85 anos, 34% dos pacientes com tireotoxicose foram diagnosticados com problemas de raciocínio, em comparação com 26% dos pacientes sem tireoide elevada. Entre as pessoas que receberam prescrição de hormônio tireoidiano, a quantidade que tomaram foi associada ao risco de distúrbios cognitivos.

Pacientes cujos medicamentos causaram níveis severamente elevados de hormônio da tireoide tiveram um risco aumentado de 65% de problemas cognitivos, em comparação com um risco aumentado de 23% para aqueles cujos medicamentos causaram um grau mais moderado de excesso de tireoide.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2023.5619.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários