Notícias de saúde

Hormônios da tireoide da mãe durante a gravides influenciam na gordura do bebê

14 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Cientistas da Universidade de Lübeck, na Alemanha, descobriram um mecanismo que influencia a atividade do tecido adiposo marrom (BAT, na sigla em inglês) em camundongos. O BAT é conhecido por sua capacidade de queimar gordura e gerar calor, e tem sido foco de estudos relacionados à obesidade e diabetes tipo 2. A pesquisa revelou que os hormônios da tireoide da mãe durante a gravidez afetam a atividade do BAT nos descendentes. Os resultados foram publicados na revista Nature Communications.

O BAT é uma promissora via terapêutica na luta contra a obesidade, uma vez que sua ativação pode melhorar o metabolismo. A pesquisa destaca que as gestantes com níveis elevados de hormônios tireoidianos têm descendentes com BAT mais ativo, enquanto o bloqueio genético do receptor beta dos hormônios tireoidianos nas gestantes teve o efeito oposto.

Além disso, os cientistas identificaram um possível mecanismo molecular: a colina, um nutriente importante para gestantes, é diretamente regulada pelos hormônios tireoidianos maternos.

Essa descoberta enfatiza a importância dos hormônios maternos na ativação do BAT nos filhos. Os pesquisadores destacam a relevância do acompanhamento da tireoide durante a gravidez, uma vez que os testes clínicos são de fácil realização, e há diretrizes específicas para o tratamento de problemas tireoidianos durante a gestação.

A pesquisa fornece uma peça importante para o quebra-cabeça da variação na atividade do BAT entre indivíduos e pode levar a avanços no entendimento e tratamento da obesidade e de doenças relacionadas.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-023-42425-w.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários