Notícias de saúde

Anvisa aprova início dos testes em humanos da ButanVac

08 de julho de 2021 (Bibliomed). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última quarta-feira (07/07) o início dos testes em humanos da ButanVac, a nova vacina do Instituto Butantan contra o COVID-19.

A ButanVac, que será produzida inteiramente no Brasil, é desenvolvida a partir da inoculação de um vírus modificado que contém a proteína S do SARS-CoV-2 em ovos embrionados de galinhas – mesma tecnologia da vacina contra a influenza (gripe). Além de ser barata e muito disseminada, especialmente em países emergentes, essa técnica é uma especialidade do Butantan.

A tecnologia da ButanVac utiliza um vetor viral que contém a proteína Spike do novo coronavírus de forma íntegra. O vírus utilizado como vetor é o da doença de Newcastle, uma infecção que afeta aves. Essa tecnologia foi desenvolvida por cientistas na Icahn School of Medicine de Mount Sinai, em Nova York. A proteína S estabilizada do vírus SARS-CoV-2 utilizada na vacina com tecnologia HexaPro foi desenvolvida na Universidade do Texas em Austin.

Os testes da fase 1 iniciarão nesta sexta-feira (09/07) no Hemocentro de Ribeirão Preto, centro de pesquisa vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e que é responsável pela parte inicial do estudo, onde 418 voluntários receberão o imunizante.

Ao longo do estudo, serão avaliadas a segurança, seleção de dose e resposta imune. O estudo envolverá mais 5 mil voluntários. Interessados em se voluntariar devem ter mais de 18 anos e se inscrever junto ao Hemocentro de Ribeirão Preto AQUI.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 07 de julho de 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários