Notícias de saúde

Nascimento prematuro não está ligado ao autismo

24 de maio de 2024 (Bibliomed). Não há ligação significativa entre nascimento prematuro e autismo, sugere uma nova pesquisa realizada em Israel. O estudo foi realizado no Soroka Medical Center's Saban Maternity e no Birthing Center in Beer-Sheva.

Os pesquisadores analisaram registos de hospitais e clínicas comunitárias de quase 115 mil partos em Israel entre 2005 e 2017. Os dados incluíam judeus, muçulmanos e beduínos, um grupo minoritário que leva uma vida nômade ou seminômade.

Dessas gestações, 93,1% nasceram a termo (37 semanas ou mais). Embora os investigadores tenham inicialmente descoberto uma ligação entre o parto prematuro e o autismo (até 1,6% para bebés extremamente prematuros), depois de considerar outros fatores que poderiam estar envolvidos - como a etnia, a idade materna e o sexo e tamanho do bebé para a sua idade gestacional essa relação desapareceu.

Segundo os pesquisadores, a pesquisa sobre o que causa o autismo é controversa, especialmente a possível ligação com o nascimento prematuro, e em vez de um fator ser a causa, uma teoria mais plausível envolve a presença simultânea de múltiplos fatores.

Fonte: American Journal of Obstetrics and Gynecology. DOI: 10.1016/j.ajog.2023.11.039.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários