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Você consegue compreender as primeiras tentativas de fala do seu bebê?

13 de maio de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores do MIT e da Universidade de Harvard investigou como adultos compreendem as primeiras tentativas de fala de bebês. Eles analisaram milhares de horas de gravações de áudio de crianças e adultos interagindo para entender como os adultos conseguem entender o que as crianças estão tentando comunicar.

O estudo mostrou que as crianças têm um vocabulário limitado quando começam a falar, e os adultos usam seu conhecimento do contexto da conversa e dos erros de pronúncia comuns em crianças para compreender o que elas estão dizendo. Modelos computacionais baseados apenas nos sons produzidos pelas crianças tiveram desempenho ruim na previsão do que os adultos acreditavam que as crianças estavam dizendo.

Os modelos mais bem-sucedidos fizeram previsões com base em grandes trechos de conversas anteriores que forneceram contexto para o que as crianças estavam dizendo. Além disso, os modelos tiveram um desempenho melhor quando foram treinados em grandes conjuntos de dados de interações entre adultos e crianças.

Os resultados, publicados na revista Nature Human Behaviour, sugerem que os adultos são altamente habilidosos na interpretação baseada em contexto, o que pode fornecer feedback crucial para ajudar os bebês a adquirir linguagem.

Os pesquisadores destacam a importância do feedback fornecido pelos adultos para o desenvolvimento da linguagem nas crianças. O estudo fornece uma base para futuras pesquisas sobre como o feedback dado pelos adultos pode influenciar a capacidade das crianças de aprender a linguagem e interagir socialmente.

O próximo passo é combinar modelos computacionais de como as crianças aprendem linguagem com o modelo de como os adultos respondem ao que as crianças dizem, a fim de entender como as crianças utilizam o feedback fornecido pelos adultos para desenvolver suas habilidades linguísticas e sociais.

Fonte: Nature Human Behaviour. DOI: 10.1038/s41562-023-01698-3.

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