Notícias de saúde

Pacientes em quimioterapia têm mais chances de morrer por COVID-19

01 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Pessoas com câncer que contraem COVID-19 têm quase cinco vezes mais probabilidade de morrer da infecção do que aquelas sem câncer, revelou um estudo da University of Texas, nos Estados Unidos. Além disso, os pacientes com câncer que receberam tratamento para a doença nos últimos três meses têm um risco de 20% de hospitalização e quase 75% mais risco de morte após a infecção por coronavírus do que pessoas sem câncer.

A quimioterapia recente aumenta o risco de morte por COVID-19 em 84%, provavelmente devido à imunidade enfraquecida provocada pelo tratamento de radiação ou quimioterapia para câncer. Por outro lado, os pacientes com câncer que não foram submetidos a tratamento para a doença nos últimos três meses têm um risco quase 40% menor de precisar de ventilação mecânica para suporte respiratório após a infecção por COVID-19 do que aqueles sem câncer.

Pacientes que não foram tratados para câncer dentro de três meses após o teste positivo para COVID-19 também têm um risco 7% menor de morte em comparação com pacientes que não têm câncer, embora não esteja claro o motivo.

Pessoas com câncer, bem como várias doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, têm maior risco de doenças graves causadas pelo COVID-19, pois os efeitos desses problemas de saúde subjacentes estão em seus sistemas imunológicos. Como resultado, eles receberam prioridade para a vacinação COVID-19 e as doses de reforço foram recomendadas para aumentar a proteção contra a infecção.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 510.000 adultos com teste positivo para o vírus em 2020, mais de 14.000 dos quais tinham câncer. Dos pacientes com câncer na população do estudo, cerca de 30% receberam tratamento para a doença em até três meses após o diagnóstico de COVID-19, enquanto o restante não.

Quase 8% dos pacientes com câncer que receberam tratamento três meses após a infecção pelo coronavírus morreram, assim como 5% dos pacientes com câncer que não receberam tratamento naquele período. No entanto, menos de 2% das pessoas no estudo que não tinham câncer morreram do vírus.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2021.5148.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários