Notícias de saúde

Exercícios podem beneficiar o coração ao acalmar o cérebro

07 de maio de 2024 (Bibliomed). Além de promover a saúde cardiovascular, a prática de atividades físicas pode reduzir os níveis de estresse no cérebro, especialmente para pessoas com histórico de depressão. É o que indica estudo realizado no Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos.

No estudo, os pesquisadores analisaram uma média de 10 anos de dados sobre mais de 50.000 pessoas inscritas no banco de dados do Mass General Brigham Biobank. Todos os participantes mantiveram registros de sua atividade física. m subconjunto de 774 também foi submetido a exames cerebrais e outros testes que medem a atividade cerebral ligada ao estresse.

Ao longo da década de acompanhamento, quase 13% dos participantes desenvolveram doenças cardíacas. No entanto, as pessoas que atendiam às recomendações padrão para atividade física tinham 23% menos probabilidade de receber tal diagnóstico.

Esses indivíduos também tinham significativamente menos atividade cerebral associada ao estresse do que as pessoas que se exercitavam menos. Especificamente, pessoas mais aptas tendem a ter menos atividade associada ao estresse no centro de tomada de decisões e controle de impulsos do cérebro, o córtex pré-frontal. Esta área é conhecida por exercer algum controle sobre os centros de estresse do cérebro.

Segundo os pesquisadores, no geral, parece que a redução dos níveis de estresse tem um grande papel a desempenhar na melhoria da saúde cardíaca. O fato de os exercícios parecerem ajudar especialmente as pessoas com histórico de depressão reforçou essa noção.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology. DOI: 10.1016/j.jacc.2024.02.029.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários