Notícias de saúde

Cuidados na UTI pediátrica reduzem mortalidade e complicações

17 de abril de 2024 (Bibliomed). Um estudo epidemiológico realizado em um hospital de alta complexidade no sul do Brasil revelou que a implementação de medidas de cuidado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Pediátrica) resultou em redução significativa na mortalidade e complicações em crianças internadas. O estudo comparou dois triênios: 2012-2014 (antes da adoção das medidas) e 2015-2017 (após a implementação das medidas).

As ações de prevenção focaram em infecções associadas à assistência à saúde na UTI Pediátrica, como pneumonia associada à ventilação mecânica e infecções relacionadas a cateteres. As medidas incluíram expansão da fisioterapia, adoção de protocolos de cuidado, aquisição de novos materiais e equipamentos de alta tecnologia, e treinamento multidisciplinar da equipe.

Os resultados mostraram um aumento de 42,6% na taxa de internação após a implementação das medidas. Após ajustes, observou-se redução significativa na mortalidade (OR ajustado = 0,54), duração da internação na UTI por mais de 7 dias (OR ajustado = 0,75) e duração do suporte ventilatório por mais de 7 dias (OR ajustado = 0,54).

O estudo destaca os benefícios das medidas de cuidado, indicando uma melhora significativa nos resultados para crianças na UTI Pediátrica, incluindo a redução de eventos adversos e a ampliação do acesso aos cuidados intensivos.

Fonte: Open Journal of Pediatrics. DOI: 10.4236/ojped.2023.135078.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários