Notícias de saúde

Fadiga pode durar meses após internação por Covid-19

18 de agosto de 2022 (Bibliomed). A fadiga/cansaço tem sido uma sequela comumente relatada após a COVID-19. No entanto, há pouca literatura sobre a prevalência e preditores de fadiga um ano após a admissão em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após um quadro de COVID-19. Portanto, o objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de fadiga e identificar os preditores antes e durante o período de atendimento na UTI que estavam associados à fadiga um ano após a admissão na UTI por COVID-19.

A variável dependente, fadiga, foi avaliada por meio em uma coorte de 105 indivíduos atendidos na UTI do Hospital Universitário Sahlgrenska, Suécia, durante a primeira onda da pandemia. As variáveis ??independentes foram relacionadas a fatores demográficos, comorbidades e complicações durante a internação na UTI após COVID-19.

Observou-se que a fadiga foi relatada por 64,4% (n?=?67) dos indivíduos. A idade e o tempo de permanência na UTI foram preditores estatisticamente significativos de fadiga um ano após a admissão na UTI após COVID-19.

Os resultados deste estudo serão importantes para os profissionais de saúde, formuladores de políticas e o público em geral no planejamento da reabilitação de indivíduos que foram submetidos a cuidados de UTI para COVID-19.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-022-14787-6.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários