Notícias de saúde

Pesquisa sugere uma ligação entre pensamento otimista e diminuição das habilidades cognitivas

02 de abril de 2024 (Bibliomed). O pensamento otimista, muitas vezes apontado como chave para a felicidade e longevidade, pode estar associado a habilidades cognitivas reduzidas, alerta uma pesquisa da Universidade de Bath. Publicado no Personality and Social Psychology Bulletin, o estudo revela que o otimismo excessivo está ligado a habilidades cognitivas menores, como fluência verbal, raciocínio fluido, raciocínio numérico e memória. Pessoas com alta habilidade cognitiva tendem a ser mais realistas e pessimistas em suas expectativas sobre o futuro.

Os pesquisadores destacam que a baixa habilidade cognitiva leva a vieses de auto-lisonjeamento, onde as pessoas se iludem em certa medida. Isso sugere que, embora os seres humanos possam ser predispostos pela evolução a esperar o melhor, aqueles com alta habilidade cognitiva conseguem anular essa resposta automática em decisões importantes.

Decisões financeiras significativas, como emprego, investimentos ou economias, e qualquer escolha envolvendo risco e incerteza, são particularmente propensas a esse efeito, com sérias implicações para os indivíduos. Expectativas financeiras irrealisticamente otimistas podem levar a níveis excessivos de consumo e dívida, além de economias insuficientes.

O estudo, baseado em dados de uma pesquisa do Reino Unido com mais de 36.000 domicílios, revelou que aqueles indivíduos com alta habilidade cognitiva apresentavam um aumento de 22% na probabilidade de "realismo" e uma diminuição de 35% na probabilidade de "otimismo extremo".

O estudo concluiu que, embora o otimismo seja uma característica humana amplamente presente, as pessoas com alta habilidade cognitiva gerenciam melhor essa tendência, destacando a importância de reexaminar a crença cultural em torno do 'pensamento positivo'.

Fonte: Personality and Social Psychology Bulletin. DOI: 10.1177/01461672231209400.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários