Notícias de saúde

Remédio para ansiedade pode causar aborto espontâneo

27 de março de 2024 (Bibliomed). Uma classe de sedativos chamados benzodiazepínicos pode estar associada a maiores chances de aborto espontâneo se tomados durante a gravidez, sugere estudo realizado na Universidade de Taiwan, em Taiwan.

Os benzodiazepínicos são medicamentos utilizados como ansiolíticos, além de terem propriedades anticonvulsivante, relaxante muscular e amnésica.

No estudo, o aborto espontâneo foi definido como a perda da gravidez entre a primeira consulta pré-natal com um médico (normalmente por volta da 8ª semana de gestação) e antes da 20ª semana.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 3 milhões de gestações entre mulheres taiwanesas, das quais 4,4% resultaram em aborto espontâneo. Concentrando-se no uso de medicamentos prescritos pelas mulheres durante a gravidez, o estudo descobriu que o uso de um benzodiazepínico aumentou as chances de aborto espontâneo em 69%.

Os resultados mostraram que as taxas de aborto espontâneo eram 60% mais elevadas entre as mulheres que tomaram benzodiazepinas durante a gravidez, em comparação com mulheres que tinham problemas psiquiátricos que poderiam justificar o uso dos medicamentos (por exemplo, depressão ou ansiedade), mas às quais não foram prescritos.

Os pesquisadores explicam que os benzodiazepínicos podem atravessar facilmente a barreira placentária e acumular-se substancialmente nos tecidos embrionários e fetais, e isso, por sua vez, potencialmente pode causar anomalias no desenvolvimento fetal, levando ao aborto espontâneo.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2023.4912.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários