Notícias de saúde

Proibições ao aborto podem limitar tratamento para gestantes com câncer

11 de agosto de 2022 (Bibliomed). A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar a lei Roe Vs. Wade, que dava às mulheres o direito ao aborto, pode limitar as opções de tratamento do câncer para mulheres grávidas, colocando a vida delas em risco. É o alerta que fazem as principais sociedades de câncer dos EUA.

Segundo a presidente da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, Lisa Coussens, cerca de uma em cada 1.000 mulheres grávidas será diagnosticada com câncer. Muitos tratamentos e terapias que curam o câncer podem causar aborto espontâneo ou defeitos congênitos, principalmente no início da gravidez.

Normalmente utilizadas no tratamento de cânceres, a quimioterapia e a radioterapia podem causar danos terríveis ao feto em desenvolvimento. A quimioterapia, por exemplo, afeta a divisão celular, evitando que as células cancerígenas se repliquem, e em mulheres grávidas ela afetaria, também, a replicação celular do feto. A radioterapia não é administrada a gestantes, não importa onde o câncer esteja localizado.

A proibição do aborto, incluindo o terapêutico, pode fazer com que uma gestante que receba o diagnóstico de câncer tenha que escolher entre adiar o tratamento, colocando sua vida em risco, ou fazer o tratamento e afetar o feto. Além disso, pacientes grávidas podem ter acesso negado a certos medicamentos contra o câncer, que são conhecidos por causar abortos espontâneos.

A decisão da Suprema Corte pode afetar, também, o tratamento de doenças como artrite e lúpus, isso porque um dos medicamentos utilizados pode causar aborto espontâneo, dizem entidades como a Lupus Foundation of America, a Arthritis Foundation e o American College of Rheumatology.

Os especialistas ressaltam, também, o fato de que os novos tratamentos para cânceres não incluem gestantes em seus ensaios clínicos, o que faz com que os médicos não sabiam quais as consequências não intencionais desses tratamentos em induzir um aborto espontâneo.

Fonte: American Association for Cancer Research. News realease.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários