Notícias de saúde

Mudanças climáticas podem aumentar população de mosquitos

21 de março de 2024 (Bibliomed). O clima mais quente associado às mudanças climáticas provavelmente causará nuvens violentas de mosquitos no futuro, prevê um novo estudo realizado na Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos.

O aumento das temperaturas pode tornar mais difícil para os predadores que se alimentam de larvas de mosquitos controlarem eficazmente as populações de mosquitos. Isso ocorre porque o clima mais quente acelera o desenvolvimento das larvas, levando a uma janela de tempo menor para as libélulas se alimentarem delas. Como resultado, poderá haver quase o dobro de larvas de mosquitos que chegam à idade adulta.

Para o estudo, os pesquisadores estudaram mosquitos em piscinas rochosas ribeirinhas em Belle Isle, ao longo do rio James, em Richmond, nos Estados Unidos. Eles descobriram que piscinas mais quentes continham mais larvas, mesmo quando predadores como libélulas estavam presentes.

Os pesquisadores explicam que, embora as larvas estudadas sejam do mosquito encontrado no país, essas descobertas provavelmente se aplicam a espécies de mosquitos que atuam como vetores de doenças como o Nilo Ocidental ou mesmo o vírus Zika em outros países.

Fonte: Ecology. DOI: 10.1002/ecy.4213.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários