Notícias de saúde

Picos de pressão alta na gravidez podem aumentar risco cardíacos para mulheres

11 de março de 2024 (Bibliomed). Mulheres que apresentam picos de pressão arterial durante a gravidez também podem enfrentar maiores riscos cardíacos anos depois, mostra uma nova pesquisa dos National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI), parte dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. As mulheres hispânicas eram particularmente suscetíveis a esses riscos.

Esses “distúrbios hipertensivos da gravidez” (HDP) – condições como pré-eclâmpsia, eclâmpsia e hipertensão gestacional – podem até ter um papel maior a desempenhar em certos riscos cardíacos do que a hipertensão arterial normal.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam a saúde de quase 5.200 mulheres hispânicas que tiveram pelo menos um filho e que tinham em média 59 anos de idade. Eles fizeram exames especiais do coração de cada mulher, observando o ventrículo esquerdo do órgão – a câmara “central de força” que bombeia o sangue para o corpo.

Os resultados mostraram que se uma mulher tivesse experimentado uma HDP durante a gravidez, ela teria muito mais probabilidade de ter anomalias estruturais nesta área do coração, em comparação com mulheres sem tais histórias.

Anormalidades no ventrículo esquerdo estão altamente correlacionadas com maiores chances de insuficiência cardíaca, doenças cardíacas e morte súbita cardíaca.

Muitas das mulheres mais velhas no estudo também tinham pressão arterial elevada. Mas eles enfatizaram que um histórico de pressão arterial durante a gravidez parecia ser um fator de risco muito maior para alterações perigosas na estrutura do coração.

Fonte: Hypertension. DOI: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.123.21248.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários