Notícias de saúde

Terceira dose de vacina contra Covid-19 melhora resposta imunológica

20 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Uma equipe de cientistas do Centro Médico da Universidade de Göttingen (UMG), em colaboração com a Universidade de Münster, realizou o estudo CoV-ADAPT para investigar como o sistema imunológico reage a infecções pelo SARS-CoV-2 após a terceira dose da vacina. Os resultados, publicados no Journal of Medical Virology, destacam que a terceira dose fortalece significativamente a resposta imunológica.

O estudo, que envolveu 213 participantes, revelou que a terceira dose não apenas aumenta a quantidade e qualidade de anticorpos, mas também intensifica a resposta imune mediada por células, especialmente células T, cruciais na defesa contra infecções virais. Em casos de infecção após a terceira dose, houve um aumento ainda maior na quantidade e qualidade de anticorpos, embora sem aumento adicional na resposta imune mediada por células.

Os cientistas observaram diferenças nas respostas imunológicas entre participantes vacinados com e sem infecção subsequente. O estudo também explorou a previsão de infecções mesmo com dados imunológicos abrangentes, concluindo que fatores ambientais desempenham um papel mais significativo do que o status imunológico a longo prazo.

O CoV-ADAPT contribui para uma compreensão mais profunda das mudanças imunológicas, destacando a importância contínua da pesquisa para otimizar estratégias de vacinação e entender as complexidades da resposta imunológica à Covid-19.

Fonte: Journal of Medical Virology. DOI: 10.1002/jmv.29122.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários