Notícias de saúde

Crianças e adolescentes com autismo apresentam diferenças na atividade física e sono

07 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Uma nova pesquisa, que envolveu uma análise de 28 estudos com 805 participantes, buscou entender as diferenças na atividade física e nos parâmetros de sono em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em comparação com seus pares sem TEA. Os resultados destacam a importância de iniciativas de saúde pública para reduzir disparidades na atividade física e na saúde do sono nessa população.

A pesquisa revelou que os jovens com TEA apresentaram menor atividade física de intensidade moderada a vigorosa (AFMV), menor tempo total de sono e menor eficiência do sono. Além disso, eles tinham maior latência do sono em comparação com seus colegas sem TEA. Uma descoberta notável foi que a redução da AFMV estava relacionada à idade, sugerindo uma diminuição da atividade física com o passar dos anos em crianças e adolescentes com TEA.

Esses resultados ressaltam a necessidade de abordar as disparidades na atividade física e na qualidade do sono em jovens com TEA. A inatividade física e distúrbios do sono podem agravar os sintomas centrais do TEA e prejudicar o bem-estar geral.

Portanto, as descobertas indicam a importância de programas de saúde pública que promovam a atividade física e o sono saudável em crianças e adolescentes com TEA, considerando as diferenças relacionadas à idade. Essas iniciativas podem desempenhar um papel vital na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar dessa população.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.39140.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários