Notícias de saúde

Afinal, o que é a Síndrome de Asperger?

11 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). A síndrome de Asperger (também conhecida como Transtorno de Asperger) foi descrita pela primeira vez na década de 1940 pelo pediatra vienense Hans Asperger, que observou comportamentos semelhantes ao autismo e dificuldades nas habilidades sociais e de comunicação em meninos que tinham inteligência e desenvolvimento da linguagem normais. Muitos profissionais acharam que a síndrome de Asperger era simplesmente uma forma mais branda de autismo e usaram o termo "autismo de alto funcionamento" para descrever esses indivíduos. Uta Frith, professora do Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London e editora de Autismo e Síndrome de Asperger, descreve indivíduos com Asperger como "tendo uma pitada de autismo".

O Transtorno de Asperger foi adicionado ao Manual de Diagnóstico e Estatístico da American Psychiatric Association (DSM-IV) em 1994 como um distúrbio separado do autismo. No entanto, ainda existem muitos profissionais que consideram o Transtorno de Asperger uma forma menos grave de autismo. Em 2013, o DSM-5 substituiu o Transtorno Autístico, o Transtorno de Asperger e outros distúrbios generalizados do desenvolvimento pelo diagnóstico abrangente de transtorno do espectro autista.

O que distingue o Transtorno de Asperger do autismo clássico são seus sintomas menos graves e a ausência de atrasos na linguagem. As crianças com Transtorno de Asperger podem ser afetadas apenas levemente, e frequentemente têm uma boa linguagem e habilidades cognitivas. Para o observador não treinado, uma criança com Transtorno de Asperger pode parecer uma criança neurotípica se comportando de maneira diferente.

As crianças com autismo são frequentemente vistas como distantes e desinteressadas dos outros. Este não é o caso do Transtorno de Asperger. Indivíduos com transtorno de Asperger geralmente querem se encaixar e interagir com outras pessoas, mas geralmente não sabem como fazê-lo. Eles podem ser socialmente desajeitados, não entendem as regras sociais convencionais ou mostram falta de empatia. Eles podem ter contato visual limitado, parecer desmotivados em uma conversa e não entender o uso de gestos ou sarcasmo.

Seus interesses em um assunto em particular podem se aproximar do obsessivo. As crianças com transtorno de Asperger geralmente gostam de coletar categorias de coisas, como pedras ou tampas de garrafas. Eles podem ser proficientes em categorias de conhecimento de informações, como estatísticas de beisebol ou nomes latinos de flores. Eles podem ter boas habilidades de memória mecânica, mas lutam com conceitos abstratos.

Uma das principais diferenças entre o Transtorno de Asperger e o autismo é que, por definição, não há atraso na fala no Asperger. De fato, crianças com Transtorno de Asperger frequentemente têm boas habilidades de linguagem; eles simplesmente usam a linguagem de maneiras diferentes. Os padrões de fala podem ser incomuns, não têm inflexão ou têm uma natureza rítmica, ou podem ser formais, mas muito altos ou agudos. As crianças com transtorno de Asperger podem não entender as sutilezas da linguagem, como ironia e humor, ou podem não entender a natureza de dar e receber de uma conversa.

Outra distinção entre o Transtorno de Asperger e o autismo diz respeito à capacidade cognitiva. Embora alguns indivíduos com autismo tenham deficiências intelectuais, por definição, uma pessoa com Transtorno de Asperger não pode ter um atraso cognitivo "clinicamente significativo" e a maioria possui inteligência média a acima da média.

Embora as dificuldades motoras não sejam um critério específico para as crianças de Asperger, as crianças com Transtorno de Asperger frequentemente apresentam atrasos nas habilidades motoras e podem parecer desajeitadas.

Os critérios do DSM-IV para Asperger especificaram que o indivíduo deve ter “comprometimento grave e sustentado na interação social e o desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades que devem causar comprometimento clinicamente significativo em áreas sociais, ocupacionais ou outras áreas importantes de atuação".

A adolescente ativista Greta Thunberg é portadora do Transtorno de Asperger.

Fonte: Autism Society. Feb, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários