Notícias de saúde

Fungos têm relação direta com tumores em humanos

07 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Os fungos estão comumente presentes em tumores humanos e podem um dia ser usados como uma ferramenta para detectar, diagnosticar e até mesmo tratar o câncer. Isso é de acordo com uma equipe internacional de cientistas, que revelou o que eles disseram ser o primeiro "atlas de micobioma pan-câncer" que descreve as ligações entre fungos e 35 tipos de câncer.

A equipe de pesquisa, co-liderada por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia-San Diego, nos Estados Unidos, e do Instituto de Ciências Weizmann em Rehovot, Israel, observou que pouco se sabe sobre o papel dos microrganismos fúngicos, ou micobiota, uma parte da microbioma humano, em cânceres humanos.

Pesquisas anteriores há muito se concentram na associação entre câncer e micróbios individuais, mas muita atenção recente se concentrou em todo o microbioma humano, particularmente no intestino, onde mais e mais diversas comunidades de bactérias, vírus e fungos são encontradas do que em qualquer outro lugar do corpo humano.

A nova análise de vários locais do corpo, que revelou fungos ligados a cânceres, incluiu 17.401 amostras de tecidos, sangue e plasma de pacientes em 35 tipos de câncer em quatro populações independentes. Os pesquisadores disseram que encontraram "correlações significativas" entre fungos específicos e idade, subtipos de tumor, tabagismo, resposta à imunoterapia e medidas de sobrevivência.

No entanto, os autores disseram que ainda deve ser determinado se os fungos estão causalmente conectados. Segundo eles, a existência de fungos na maioria dos cânceres humanos é uma surpresa e esperada, e é surpreendente porque não sabemos como os fungos podem entrar em tumores em todo o corpo, mas também é esperado porque se encaixa no padrão de microbiomas saudáveis em todo o corpo, incluindo intestino, boca e pele, onde bactérias e fungos interagem como parte de uma comunidade complexa.

Fonte: Cell. DOI: 10.1016/j.cell.2022.09.005.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários