Notícias de saúde

Estresse pode resultar em ataque cardíaco

03 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). A isquemia miocárdica induzida por estresse mental é um fenômeno reconhecido em pacientes com doença coronária (DC), mas seu significado clínico na era clínica contemporânea não foi investigado.

Estudo objetivou comparar a associação de isquemia induzida por estresse mental ou convencional com eventos cardiovasculares adversos em pacientes com DC.

Nesta análise agrupada de 2 estudos de coorte prospectivos que incluíram 918 participantes, a presença de isquemia com estresse mental, em comparação com nenhuma isquemia com estresse mental, foi significativamente associada a um risco aumentado de morte cardiovascular ou infarto do miocárdio não fatal (razão de risco, 2,5).

Assim, a isquemia miocárdica induzida por estresse mental foi significativamente associada a um risco aumentado de eventos cardiovasculares em pacientes com doença cardíaca coronária, mas mais pesquisas são necessárias para avaliar se o teste de isquemia por estresse mental tem utilidade na prática clínica.

Fonte: JAMA. 2021;326(18):1818-1828.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários