Notícias de saúde

Taurina pode ajudar na prevenção do envelhecimento

18 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Um aminoácido encontrado na carne, peixe e bebidas energéticas pode ser um regulador chave do envelhecimento em animais, sugere um novo estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que as deficiências no aminoácido, chamado taurina, pareciam ser o principal fator de envelhecimento em ratos de laboratório: seus níveis de taurina diminuíam naturalmente com a idade, mas dar a camundongos de meia-idade um suplemento diário de taurina por um ano basicamente retardou o processo de envelhecimento.

Em comparação com ratos de laboratório alimentados com um suplemento de placebo, os ratos que consumiram taurina sobreviveram 10% a 12% mais. Esses camundongos também eram mais propensos a viver suas melhores vidas de ratos de laboratório - ficando mais magros, mantendo ossos e músculos mais fortes, mostrando menos comportamentos de depressão e ansiedade e mantendo um sistema imunológico de "aparência mais jovem".

Os pesquisadores analisaram alguns dados humanos também, e descobriram que entre cerca de 12.000 adultos mais velhos em um estudo de saúde europeu, aqueles com níveis mais altos de taurina eram menos propensos a ter obesidade ou diabetes tipo 2.

Fonte: Science. DOI: 10.1126/science.abn9257.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários