Notícias de saúde

Novo tratamento pode ser útil para pessoas que sofrem de zumbido

22 de novembro de 2023 (Bibliomed). O zumbido, ou som sibilante do silêncio, varia desde um pouco irritante em algumas pessoas a totalmente debilitante em outras. Nos Estados Unidos, até15% dos adultos têm zumbido, e quase 40% desses pacientes têm a condição crônica e buscam alívio de modo ativo. Um estudo recente de pesquisadores do Kresge Hearing Research Institute da Universidade de Michigan sugere que o alívio pode ser possível.

Modelos animais mostraram circuitos do núcleo coclear dorsal alterados em animais que desenvolvem zumbido; no entanto, o tratamento preciso usando estímulos bissensoriais (auditivos e somatossensoriais) pode reverter padrões neurais alterados e diminuir o zumbido.

O estudo teve como objetivo confirmar e estender os achados de uma pesquisa piloto anterior, que sugeriu maior eficácia da estimulação bissensorial, para um ensaio clínico com maior duração e maior número de participantes.

Neste ensaio clínico randomizado envolvendo 99 participantes com zumbido somático,
foram observadas reduções estatisticamente significativas no nível de volume do zumbido, bem como reduções estatisticamente significativas e clinicamente significativas nos escores do Tinnitus Functional Index e do Tinnitus Handicap Inventory após o tratamento bissensorial, mas não após o tratamento apenas auditivo. Após a inscrição, os participantes receberam um dispositivo portátil desenvolvido e fabricado pela in2being, LLC, para uso doméstico. Os dispositivos foram programados para apresentar o espectro de zumbido pessoal de cada participante, que foi combinado com estimulação elétrica para formar um bi- estímulo sensorial.

Nas primeiras seis semanas, os participantes foram instruídos a usar seus dispositivos por 30 minutos por dia. As próximas seis semanas deram aos participantes uma pausa no uso diário, seguido por mais seis semanas de tratamento não recebido no início do estudo.

A equipe descobriu que, quando os participantes receberam o tratamento bissensorial, eles relataram consistentemente melhora na qualidade de vida, menores pontuações de handicap e reduções significativas no volume do zumbido. No entanto, esses efeitos não foram observados ao receber estimulação apenas com som.

Os achados deste estudo sugerem que 6 semanas de tratamento bissensorial precisamente cronometrado proporcionam uma diminuição duradoura no zumbido em adultos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.15914.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários