Notícias de saúde

Uso de estrogênio pode aumentar o risco de hipertensão em mulheres

21 de novembro de 2023 (Bibliomed). A hipertensão arterial sistêmica é a principal causa global de doença cardiovascular e mortalidade prematura em mulheres. Os efeitos da terapia de reposição hormonal pós-menopausa (TRH) na pressão arterial são incertos, mas podem estar relacionados à via de administração de estrogênio e formulação de estrogênio. Um novo estudo procurou determinar a associação entre via de administração e formulação de TRH de e risco de hipertensão arterial em mulheres na pós-menopausa.

Tratou-se de um estudo de coorte de base populacional com mulheres com idade =45 anos que preencheram =2 prescrições consecutivas para TRH somente com estrogênio, identificadas a partir de dados administrativos provinciais de saúde vinculados de Alberta, Canadá, entre 2008 e 2019. O desfecho primário, hipertensão incidente, foi identificado usando Classificação Internacional padronizada de Doenças, Nona e Décima Revisão. Modelos de risco proporcional de Cox foram usados para calcular taxas de risco (HRs) para hipertensão em mulheres usando HT oral em comparação com HT não oral (transdérmica, vaginal ou intramuscular).

No total, 112.240 mulheres usaram uma forma de TRH apenas com estrogênio. O estrogênio oral foi associado a um maior risco de hipertensão em comparação com os estrogênios transdérmicos e vaginais. O estrogênio equino conjugado foi associado a um risco aumentado de hipertensão em comparação com o estradiol, mas não com a estrona. A duração da exposição ao estrogênio e a dose cumulativa de estrogênio foram positivamente associadas ao risco de hipertensão.

O uso de TRH oral apenas com estrogênio foi associado a um risco aumentado de hipertensão arterial em mulheres. Em mulheres que usam TRH apenas com estrogênio, o estradiol não oral na dose mais baixa e pelo menor período de tempo está associado ao menor risco de hipertensão arterial.

Fonte: Hypertension. DOI: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.122.19938.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários