Notícias de saúde

Distribuição gratuita de medicamentos é capaz de reduzir os custos com a saúde

14 de novembro de 2023 (Bibliomed). Poucas intervenções comprovadamente reduzem os custos totais de assistência à saúde, e lidar com a não adesão relacionada aos custos tem o potencial de fazê-lo.

A não adesão aos medicamentos relacionada ao seu custo, definida como não tomar os medicamentos conforme as instruções por causa de seu preço, é mais prevalente entre pessoas de baixa renda e está associada a resultados de saúde ruins.

Estudo procurou responder qual seria o efeito da eliminação dos custos diretos com medicamentos sobre os custos totais de saúde. Fundamentalmente, a pesquisa procurou determinar o efeito da eliminação das taxas de medicação do próprio bolso sobre os custos totais de saúde.

Esta análise, usando um resultado pré-especificado, ocorreu em 9 locais de atenção primária em Ontário, Canadá (6 em Toronto e 3 em áreas rurais), onde os serviços de saúde geralmente são financiados com recursos públicos.

Nesta análise secundária de um ensaio clínico randomizado multicêntrico de 786 pacientes de cuidados primários em Ontário, Canadá, a eliminação dos custos diretos com medicamentos foi associada a uma redução dos gastos totais com saúde em uma média de US$1.641 e uma média de US$4.465 em 3 anos.

Esses achados sugerem que a eliminação dos custos diretos de medicamentos para os pacientes pode reduzir os custos gerais dos cuidados de saúde.

Fonte: JAMA Health Forum. DOI: 10.1001/jamahealthforum.2023.1127.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários