Notícias de saúde

Antibióticos à base de ouro podem ser a chave para combater superbactérias

01 de novembro de 2023 (Bibliomed). Durante anos, os cientistas procuraram uma bala de prata para tratar superbactérias multirresistentes. Agora, eles podem ter encontrado a solução em outro metal precioso: o ouro.

Infecções resistentes a medicamentos matam cerca de 700.000 pessoas anualmente em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde classifica a resistência aos antibióticos como uma das maiores ameaças à saúde pública que a humanidade enfrenta.

O ouro é conhecido por ter propriedades antibacterianas, tornando os metaloantibióticos de ouro - compostos com um íon de ouro em seu núcleo - uma das novas abordagens mais promissoras. Vários compostos à base de ouro demonstraram eficácia contra bactérias difíceis de tratar, de acordo com uma nova pesquisa a ser apresentada no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, realizado em Copenhague, Dinamarca.

Pesquisadores do Barcelona Institute for Global Health, na Espanha, estudaram a atividade de 19 compostos de ouro contra uma variedade de bactérias multirresistentes isoladas de pacientes. Essas bactérias estudadas incluíam Staphylococcus aureus resistente à meticilina, ou MRSA; Staphylococcus epidermidis; pseudomonas aeruginosa; Stenotrophomonas maltophilia; acinetobacter baumannii; e pneumonia.

Os cientistas descobriram que 16 dos 19 compostos de ouro eram altamente eficazes contra MRSA e S. epidermis, e 16 eram eficazes contra outras bactérias, todas gram-negativas. As bactérias "gram negativas" têm maior resistência aos antibióticos e precisam de novos tratamentos.

No geral, todos os 19 compostos testados foram eficazes contra pelo menos uma das bactérias difíceis de tratar e alguns foram eficazes contra várias. O tipo de complexo de ouro estudado, conhecido como complexo de ouro (III), é relativamente simples e barato de produzir. Além disso, eles também podem ser facilmente modificados e, portanto, fornecem um grande escopo para o desenvolvimento de medicamentos.

Fonte:  European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID) 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários