Notícias de saúde

Suplemento probiótico pode combater infecções resistentes a antibióticos

15 de junho de 2023 (Bibliomed). Um suplemento probiótico parece limpar o corpo de um tipo de bactéria que pode causar infecções graves resistentes a antibióticos, sugere estudo do U.S. National Institute of Allergy and Infectious Diseases nos Estados Unidos.

A bactéria com a qual os pesquisadores trabalham é a Staphylococcus aureu, que tem uma cepa resistente à meticilina - as chamadas "superbactérias" que resistem a muitos dos antibióticos usados para tratar infecções por estafilococos.

Os pesquisadores explicam que o corpo humano abriga naturalmente S. aureus, o que torna o tratamento das infecções dessa bactéria tão difícil quando ela atinge o intestino, uma vez que os antibióticos orais matam as bactérias boas junto.

No estudo, os pesquisadores tentaram uma tática diferente: um probiótico chamado Bacillus subtilis. Eles escolheram essa bactéria com base, em parte, em uma descoberta curiosa de um estudo de 2018: pessoas que tinham Bacillus nas fezes nunca abrigaram S. aureus em seus corpos.

O estudo envolveu 115 adultos saudáveis da Tailândia cujas amostras nasais e de fezes indicaram que eram portadores permanentes de S. aureus. Eles foram aleatoriamente designados para tomar o suplemento de B. subtilis ou cápsulas de placebo todos os dias durante 30 dias.

No final, o estudo constatou que o probiótico quase eliminou o S. aureus no intestino, reduzindo a quantidade nas amostras de fezes dos participantes em 97%, em média. Também cortou os níveis da bactéria nas amostras nasais em dois terços.

Tão importante quanto, os pesquisadores descobriram que não havia sinais de que o probiótico tivesse efeitos nocivos na composição bacteriana normal do intestino.

Fonte: The Lancet Microbe. DOI: 10.1016/S2666-5247(22)00322-6.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários