Notícias de saúde

Idade e peso influenciam na recuperação de mamoplastia redutora

26 de outubro de 2023 (Bibliomed). Mulheres mais velhas e com sobrepeso ou obesidade podem ter mais problemas de cicatrização após cirurgia para redução das mamas, sugere pesquisa do Baylor Scott & White Medical Center, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores revisaram dados de 277 pacientes submetidas à mamoplastia redutora entre 2014 e 2018. Elas tinham, em média, 36 anos e IMC 30. Apesar de estarem nesse ponto de corte de IMC alto, as pacientes geralmente eram saudáveis, com baixas taxas de outros problemas de saúde.

Cerca de 49% das pacientes cujos casos foram revisados tiveram complicações menores, como problemas superficiais de cicatrização de feridas. As complicações maiores foram incomuns, ocorrendo em pouco mais de 4% das pacientes.

Na análise inicial, o IMC não estava relacionado ao risco de complicações menores ou maiores, mas aquelas em categorias de IMC mais altas eram mais propensas a ter cicatrização retardada, com tempos de cicatrização superiores a dois meses.

Pacientes com IMC mais alto também tiveram tempos cirúrgicos mais longos e maiores quantidades de tecido removido na cirurgia. A idade avançada também foi associada a uma taxa aumentada de complicações menores.

O maior aumento na cicatrização retardada ocorreu nos níveis mais altos de IMC. Com cada aumento no IMC em 5, as chances estimadas de atraso na cicatrização de feridas aumentaram em 77%. Houve também uma tendência positiva relacionando IMC elevado e risco de complicações maiores e menores. A idade avançada por si só foi um fator de risco para complicações menores. Para cada década de idade, as chances estimadas de complicações menores aumentaram em 22%.

De acordo com os pesquisadores, as pacientes devem ser aconselhadas sobre o aumento dos riscos relacionados ao IMC e à idade quando decidirem fazer a cirurgia. Tomar medidas para otimizar a saúde dos pacientes antes da cirurgia pode ajudar a reduzir os riscos de complicações nessas.

Fonte: Plastic and Reconstructive Surgery. DOI: 10.1097/PRS.0000000000009986.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários