Notícias de saúde

Disciplina muito severa coloca crianças em risco para problemas de saúde mental

26 de outubro de 2023 (Bibliomed). Crianças que crescem sob regras de disciplina muito severas podem estar em maior risco para desenvolverem problemas de saúde mental, sugere estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

As descobertas são baseadas em pouco mais de 7.500 crianças na Irlanda que fizeram parte de um estudo nacional de saúde. Quando as crianças tinham 3, 5 e 9 anos de idade, seus pais preencheram questionários padrão avaliando os comportamentos de "internalização" e "externalização" das crianças.

Os sintomas de internalização têm a ver com emoções - quando as crianças estão persistentemente tristes, ansiosas ou retraídas, por exemplo. Os sintomas de externalização são direcionados para fora e incluem problemas como agressão, impulsividade e desafio.

No geral, o estudo constatou que cerca de 10% das crianças apresentaram um padrão de piora dos sintomas de internalização ou externalização ao longo dos anos. Em contraste, a maioria das crianças - cerca de 84% - estava consistentemente na extremidade inferior do espectro de sintomas emocionais e cresceu a partir de quaisquer problemas de comportamento na primeira infância. Uma pequena porcentagem de crianças apresentou um nível de sintomas acima do normal, mas apresentou alguma melhora com o tempo.

Descobriu-se que a maneira como os pais administravam o comportamento de seus filhos de 3 anos era fundamental na trajetória de saúde mental de seus filhos. Quando os pais pontuaram alto (por seus próprios relatórios) na escala de "paternidade hostil", seus filhos tinham 50% mais chances de cair no grupo de alto risco, em comparação com crianças cujos pais eram baixos nessa escala. A paternidade hostil pode significar gritar com frequência, distribuir punições imprevisíveis, xingar ou punir fisicamente uma criança.

Fonte: Epidemiology and Psychiatric Sciences. DOI: 10.1017/S2045796023000094.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários