Notícias de saúde

Pandemia de Covid-19 aumentou preocupações sobre obesidade

19 de outubro de 2023 (Bibliomed). Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela American Society for Metabolic and Bariatric Surgery (ASMBS) com 1.700 adultos entrevistados em dezembro de 2021, 29% disseram que o Covid-19 os deixou mais preocupados do que nunca com a obesidade. Estatisticamente falando, isso indica que cerca de 6,4 milhões de pessoas pensaram em usar medicamentos prescritos para obesidade pela primeira vez ou a se submeterem à cirurgia para perda de peso.

Quase 1 em cada 5 pessoas (18%) disse que era mais provável iniciar uma discussão sobre seu peso especificamente por causa do risco adicional de Covid grave em obesos e com sobrepeso. Esses números foram ainda maiores entre negros (28%) e hispânicos (29%) americanos, bem como entre pessoas que vivem com obesidade (27%).

O peso extra é um fator de risco conhecido para Covid grave. Entre quase 150.000 adultos diagnosticados com Covid entre março e dezembro de 2020, quase 30% estavam acima do peso e mais da metade (51%) eram obesos. Mais de 9 em cada 10 pessoas com obesidade tentaram perder peso em algum momento de suas vidas, com 70% dizendo que ainda estão tentando.

Em meio à pandemia, mais de 60% dos que tentaram uma nova abordagem para perda de peso disse ter considerado dieta e exercícios. Outras táticas novas incluíram trabalhar com um médico (37%), tomar medicamentos antiobesidade (15%) ou fazer cirurgia para perda de peso (13%).

De acordo com os pesquisadores, esses números são muito maiores do que a porcentagem de pessoas que realmente recebem esses tratamentos a cada ano. Por exemplo, apenas cerca de 1% daqueles que atendem aos critérios de IMC recomendados para cirurgia de perda de peso passam pelo procedimento em um determinado ano, enquanto cerca de 1% a 3% das pessoas tomam medicamentos prescritos para obesidade.
Os entrevistados concordaram de forma esmagadora (82%) que a obesidade é a maior ameaça à saúde que os Estados Unidos enfrentam, tão grande quanto o câncer (82%) e ainda mais do que doenças cardíacas (77%), diabetes (76%) e Covid (68%). A maioria dos entrevistados vê a obesidade como um fator de risco para outras doenças (61%) e não como uma doença em si, e quase três quartos (73%) citaram a falta de força de vontade como uma barreira para perder peso.

A maioria das pessoas mantém dieta e exercícios para perder peso, com quase três quartos (73%) julgando que é o meio mais eficaz de perda de peso a longo prazo. Em comparação, apenas 65% consideraram envolver um médico, 56% pensaram em cirurgia e 23% consideraram medicamentos prescritos como métodos eficazes de perda de peso.

Fonte: Surgery for Obesity and Related Diseases. DOI: 10.1016/j.soard.2023.02.020.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários