Notícias de saúde

Leite materno ajuda no desenvolvimento a longo prazo de prematuros

29 de julho de 2022 (Bibliomed). A alimentação com leite materno pode ter benefícios únicos no desenvolvimento neurológico de longo prazo em bebês muito prematuros.

Pesquisa objetivou examinar até que ponto a alimentação com leite materno após o nascimento muito prematuro está associada a resultados cognitivos, acadêmicos e comportamentais na idade escolar.

Neste estudo de coorte de 586 prematuros, a maior ingestão de leite materno durante a hospitalização neonatal foi associada a um QI de desempenho mais alto, melhor desempenho acadêmico em leitura e matemática e menos sintomas de déficit de atenção/hiperatividade aos 7 anos de idade. Essas associações persistiram após o ajuste para fatores de confusão clínicos e sociais, e foram geralmente mais pronunciadas entre os bebês nascidos em idades gestacionais mais baixas.

Esses achados confirmam recomendações para fornecer leite materno a bebês muito prematuros hospitalizados com base em potenciais benefícios de longo prazo para o neurodesenvolvimento.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.21608.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários