Notícias de saúde

Depressão pode aumentar risco de AVC

30 de agosto de 2023 (Bibliomed). Em outro exemplo da conexão mente-corpo, as pessoas com sintomas de depressão podem enfrentar um risco maior de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), bem como em ter pior recuperação depois.

Um novo estudo internacional, publicado na revista Neurology, descobriu que cerca de 18% das pessoas que tiveram um derrame apresentavam sintomas de depressão, em comparação com 14% das pessoas que não tiveram um derrame.

O estudo INTERSTROKE envolveu mais 26.000 adultos de 32 países da Europa, Ásia, América do Norte e do Sul, Oriente Médio e África. Mais de 13.000 dos participantes tiveram um AVC, e foram comparados com mais de 13.000 pessoas que não tiveram, mas eram semelhantes em idade, sexo, raça ou identidade étnica.

Foram coletadas informações sobre sintomas de depressão no ano anterior ao estudo, incluindo se os participantes se sentiram tristes, tristes ou deprimidos por duas ou mais semanas consecutivas nos 12 meses anteriores. Os participantes também responderam a perguntas no início do estudo sobre fatores de risco cardiovascular, incluindo pressão alta e diabetes.

Os resultados mostraram que as pessoas que relataram cinco ou mais sintomas de depressão tiveram um risco 54% maior de AVC do que aquelas sem sintomas. Aqueles que relataram três a quatro sintomas de depressão tiveram um risco 58% maior e aqueles que relataram um ou dois sintomas de depressão tiveram um risco 35% maior.

As pessoas que apresentavam sintomas de depressão não eram mais propensas a ter AVCs graves. Eles eram, no entanto, mais propensos a ter resultados piores um mês após o AVC.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000207093.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários