Notícias de saúde

Pressão alta durante a gravidez aumenta risco de problemas cognitivos futuros

24 de agosto de 2023 (Bibliomed). Mulheres que desenvolvem pressão alta durante a gravidez são mais propensas a desenvolvem problemas cognitivos no futuro, indica estudo da Wake Forest University, nos Estados Unidos. A pressão alta gestacional também está relacionada a problemas renais e danos em outros órgãos, além de aumentar o risco doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

Os pesquisadores analisaram registros médicos de 2.239 mulheres (idade média de 73 anos) para obter informações sobre gestações anteriores. Ao todo, 83% tiveram pelo menos uma gravidez. Cerca de 100 pacientes com gestações superiores a 20 semanas tiveram hipertensão gestacional e 147 tiveram pré-eclâmpsia ou eclampsia. Mais de 1.600 tinham pressão arterial normal.

As participantes fizeram testes de memória e pensamento a cada 15 meses durante uma média de cinco anos. No geral, as mulheres com pressão alta durante a gravidez tiveram um declínio mental maior do que aquelas com pressão arterial normal durante a gravidez e aquelas que não deram à luz.

A pontuação composta média em todos os testes de memória e pensamento para participantes com qualquer tipo de distúrbio de pressão alta diminuiu 0,3 pontos durante o período do estudo, em comparação com 0,05 pontos para aqueles sem pressão alta durante a gravidez. Os resultados foram mais pronunciados para aquelas que tiveram pré-eclâmpsia em comparação com mulheres cuja pressão arterial foi normal durante a gravidez.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000207134.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários