Notícias de saúde

Água do mar poluída pode se espalhar pela cidade

23 de agosto de 2023 (Bibliomed). A poluição por esgoto das águas marinhas nas costas das cidades litorâneas é um problema grave que pode afetar bem mais do que apenas as pessoas que moram na região. Segundo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, coletaram amostras de aerossóis costeiros em Imperial Beach, no condado de San Diego, e água do Rio Tijuana, ambos na Califórnia, entre janeiro e maio de 2019.

As chuvas na região da fronteira EUA-México complicam o tratamento de águas residuais, fazendo com que o esgoto não tratado seja desviado para o rio Tijuana e flua para o oceano no sul de Imperial Beach. O spray marinho consiste em partículas de aerossóis resultantes da nebulização da água do mar e que são carregados pelos ventos para dentro das cidades costeiras. Ele contém bactérias, vírus e compostos químicos da água do mar.

Usando sequenciamento de DNA e espectrometria de massa, os pesquisadores descobriram que os aerossóis oceânicos continham bactérias e produtos químicos originários do poluído Rio Tijuana. Os Resultados mostraram que cerca de três quartos das bactérias respiradas em Imperial Beach são provenientes da aerossolização de esgoto bruto na zona de surfe.

Segundo os pesquisadores, o que foi encontrado em Imperial Beach é um exemplo do que pode acontecer em diferentes níveis de contaminação em outras cidades onde o mar é poluído com esgoto. Eles ressaltam que a maioria das bactérias e vírus encontrados nas amostras são inofensivos, mas a presença deles indica que outros micróbios que podem causar infecções podem se espalhar pelas cidades litorâneas.

Fonte: Environmental Science & Technology. DOI: 10.1021/acs.est.2c02312.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários