Notícias de saúde

Ratos podem carregar variantes do Covid-19

22 de agosto de 2023 (Bibliomed). Um estudo realizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que ratos selvagens podem contrair variantes do Covid-19levando à possibilidade de transmissão secundária para humanos.

Biólogos coletaram e processaram amostras de 79 ratos capturados em parques da cidade e perto de edifícios no Brooklyn, em Nova York. Eles realizaram estudos virológicos e sequenciamento genômico e encontraram evidências que ligavam os vírus transportados por ratos aos encontrados circulando em humanos.

Para investigar a suscetibilidade adicional dos ratos às variantes do Covid-19, os pesquisadores conduziram um estudo de desafio viral e mostraram que as variantes Alpha, Delta e Ômicron também podem causar infecções em ratos.

Os pesquisadores disseram que a possibilidade de contato animal-humano é maior em áreas urbanas. Só na cidade de Nova York, por exemplo, há cerca de 8 milhões de ratos selvagens com amplas oportunidades para interagir com humanos.

Segundo os autores, as descobertas destacam a necessidade de monitoramento adicional de SARS-CoV-2 em populações de ratos para potencial transmissão zoonótica secundária para humanos. Para os pesquisadores, o trabalho mostra que s animais podem desempenhar um papel nas pandemias que afetam os humanos, e é importante continuar a aumentar a compreensão dos processos de transmissão para proteger a saúde humana e animal.

Fonte: mBio. DOI: 10.1128/mbio.03621-22.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários