Notícias de saúde

Covid Longo pode causar distúrbios gastrointestinais

21 de agosto de 2023 (Bibliomed). Novas pesquisas descobriram que as pessoas que tiveram Covid-19 correm um risco aumentado de distúrbios gastrointestinais dentro de um ano após a infecção - incluindo problemas hepáticos, pancreatite aguda, síndrome do intestino irritável, refluxo ácido e úlceras no revestimento do estômago ou intestino superior.

Estudo realizado na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, analisou cerca de 14 milhões de registros médicos em um banco de dados mantido pelo Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA. Os pesquisadores criaram um conjunto de dados controlados de mais de 154.000 pessoas que testaram positivo para Covid-19 entre 1º de março de 2020 e 15 de janeiro de 2021 e viveram além dos primeiros 30 dias.

Os pesquisadores então usaram modelagem estatística para comparar os resultados gastrointestinais nos sobreviventes do Covid-19 com dois grupos de pessoas que não tiveram o vírus. Os distúrbios gastrointestinais foram 36% mais prováveis em pessoas com Covid-19 do que naqueles que não tiveram o vírus.

Aqueles que tiveram infecções anteriores por Covid-19 tiveram um risco 62% maior de úlceras no revestimento do estômago ou no intestino delgado; um risco 35% maior de refluxo ácido; e um risco aumentado de 46% para pancreatite aguda. Além disso, eles eram 54% mais propensos a ter síndrome do intestino irritável e 47% mais propensos a ter revestimento do estômago inflamado. Esses pacientes também tinham 54% mais chances de apresentar sintomas digestivos, como constipação, diarreia, inchaço, vômito e dor abdominal.

Os pesquisadores estimam que as infecções por Covid-19 contribuíram para mais de 42 milhões de novos casos de distúrbios gastrointestinais em todo o mundo. Os autores ressaltam que o Covid-19 pode afetar, também, coração, pulmões e cérebro.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-023-36223-7.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários