Notícias de saúde

Álcool pode acelerar a progressão do Alzheimer

16 de agosto de 2023 (Bibliomed). Mesmo o consumo modesto pode acelerar a perda de células cerebrais e a formação de placas que são uma característica da doença de Alzheimer, mostram pesquisas em camundongos. Essas placas são um acúmulo de proteínas tóxicas.

O estudo foi realizado na Wake Forest University School of Medicine, nos Estados Unidos, e os pesquisadores usaram uma abordagem de consumo crônico de 10 semanas, na qual os camundongos tiveram a opção de beber água ou álcool. Isso imita o comportamento humano em relação ao consumo de álcool.

Os pesquisadores então exploraram como o consumo moderado e voluntário de álcool afetou a função e o comportamento saudável do cérebro. Eles também analisaram se isso alterava o caminho da doença associado aos estágios iniciais da doença de Alzheimer.

O estudo encontrou aumentos na atrofia cerebral (a perda de células cerebrais) e um aumento no número de placas amiloides, incluindo um maior número de placas menores. Isso potencialmente levaria alguém a aumentar a proliferação de placas mais tarde na vida. Além disso, os resultados mostraram que a abstinência aguda de álcool aumentou os níveis de beta-amiloide, um componente-chave das placas amiloides que se acumulam na doença de Alzheimer.

Fonte: Neurobiology of Disease. DOI: 10.1016/j.nbd.2022.105967.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários