Notícias de saúde

Demora para entrar na fase REM do sono pode ser um sinal precoce do Alzheimer

08 de maio de 2025 (Bibliomed). Uma nova pesquisa indica que a demora para entrar na fase do sono REM pode ser um sintoma inicial da doença de Alzheimer. Durante essa fase do sono, o cérebro consolida memórias e processa emoções. Um estudo recente observou que pacientes com Alzheimer tendem a demorar mais tempo para atingir essa etapa do sono, o que pode prejudicar a memória e o aprendizado.

O estudo analisou 128 pessoas com idade média de 70 anos, divididas entre indivíduos com Alzheimer, com comprometimento cognitivo leve e com cognição normal. Os participantes passaram a noite em uma clínica para que suas atividades cerebrais, movimento dos olhos, frequência cardíaca e respiração fossem monitorados.

Os resultados mostraram que aqueles com Alzheimer demoravam mais de 193 minutos para atingir o sono REM, enquanto outros participantes atingiam essa fase em menos de 98 minutos. Além disso, aqueles com sono REM retardado apresentaram maiores níveis das proteínas tóxicas amiloide e tau, associadas ao Alzheimer, e menos proteínas saudáveis essenciais para a função cerebral.

Os pesquisadores sugerem que certos medicamentos que influenciam o sono podem modificar a progressão da doença. Substâncias como melatonina, que pode aumentar o sono REM, mostraram reduzir o acúmulo de tau e amiloide em estudos com camundongos. Além disso, manter hábitos saudáveis, como tratar apneia do sono e evitar o consumo excessivo de álcool, pode auxiliar a melhora do sono e reduzir riscos associados ao Alzheimer.

Fonte: Alzheimer's & Dementia. DOI: 10.1002/alz.14495.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários