Notícias de saúde

Anticoncepcional masculino se mostra promissor em testes

09 de agosto de 2023 (Bibliomed). Uma nova droga experimental de controle de natalidade masculina é capaz de entrar em vigor em 30 minutos em estudos com ratos de laboratório. Pesquisadores do Weill Medical College estão testando um contraceptivo alternativo para homens. O estudo afirma "validar" o potencial da droga para controle de natalidade "sob demanda".

A droga inibe a adenilil ciclase solúvel, uma enzima essencial para o movimento e maturação do esperma. Segundo os autores, 30 minutos após a administração da droga a camundongos de laboratório por injeção, o esperma para de se mover e amadurecer, levando à infertilidade temporária.

O medicamento continua a inibir o esperma por cerca de 2,5 horas. Depois disso, o esperma recupera a mobilidade e 24 horas após a injeção os camundongos estão completamente férteis novamente.

O estudo observa que outros contraceptivos testados para homens impedem o desenvolvimento do esperma e requerem meses de tratamento para serem eficazes. Outras tentativas de controle de natalidade masculina produziram efeitos colaterais indesejados. Atualmente, os únicos métodos amplamente acessíveis e eficazes para o controle da natalidade masculina são a camisinha e a vasectomia.

Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41467-023-36119-6.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários