Notícias de saúde
26 de setembro de 2024 (Bibliomed). O contraceptivo masculino tem sido alvo de pesquisas por décadas, e agora um novo estudo, apresentado na reunião anual da Endocrine Society dos Estados Unidos parece estar se aproximando de uma opção viável.
O estudo envolveu 222 homens que aplicaram 5 mililitros (o equivalente a uma colher de chá) de um gel hormonal em cada omoplata uma vez por dia. Desses, 86% tingiram a supressão de esperma. Em média, o tempo para a contracepção eficaz foi de oito semanas, o que foi mais rápido do que o esperado.
Os pesquisadores explicam que o gel inclui testosterona e Nestorona, hormônio sintético já utilizado no anel anticoncepcional vaginal, que atua mais rapidamente e requer menos testosterona. Em testes anteriores com opções via injeção, o tempo para supressão de espermatozoides variou de 9 a 15 semanas.
Agora, os pesquisadores estão monitorando o funcionamento do gel. Os voluntários do sexo masculino devem ter relações comprometidas e monogâmicas e precisam do consentimento das suas parceiras. O casal deve concordar em usar o gel como único controle de natalidade e em fazer sexo pelo menos uma vez por mês durante um ano. Ao longo do estudo, os homens terão suas contagens de esperma testadas periodicamente.
Fonte: Endocrine Society Annual Meeting 2024.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também