Notícias de saúde

Fumar e vaporizar tabaco leva a aumento do risco para casos graves de Covid -19

08 de agosto de 2023 (Bibliomed). Uma nova pesquisa da UCLA sugere que fumar tabaco e vaporizar cigarros eletrônicos pode aumentar o risco de jovens saudáveis ??desenvolverem doenças de Covid em suas formas mais graves. O estudo foi publicado em 9 de fevereiro no Journal of Molecular Medicine.

Os investigadores examinaram o plasma coletado antes da pandemia de 45 não fumantes, 30 usuários de cigarro eletrônico e 29 fumantes de tabaco, testando-o para medir os níveis de proteínas identificadas como necessárias para a replicação do vírus SARS-CoV-2. Essas proteínas são ACE2, furina, Ang II, Ang 1–7, IL-6R, sCD163 e L-selectina. As três últimas proteínas são reguladas coletivamente nas células por uma proteína conhecida como ADAM17.

A equipe descobriu que o plasma de jovens saudáveis que fumam ou vaporizam o tabaco tinha níveis aumentados de furina, sCD163 e L-selectina em relação aos não fumantes. Esses dados sugerem que pode haver aumento da atividade das proteínas furina e ADAM17 nas células imunes, bem como nas células superficiais, como as que revestem os pulmões, em jovens fumantes e vapers saudáveis.

Este é um dos primeiros estudos a descobrir que não apenas fumar tabaco, mas também vaporizar, pode predispor as pessoas ao aumento da inflamação e ao desenvolvimento futuro de Covid-19 grave e complicações cardiovasculares persistentes que podem ocorrer após a doença inicial do vírus.

Segundo os autores, a mensagem principal do estudo é que fumar é o pior, mas vaporizar o tabaco não é inocente. Isso já havia sido demonstrado para muitas doenças pulmonares, mas não para Covid. Foi uma descoberta bastante interessante que vaporizar o tabaco mudou os níveis de proteínas-chave que o vírus usa para se replicar.

Fonte: Journal of Molecular Medicine. DOI: 10.1007/s00109-023-02286-8.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários