Notícias de saúde

Qual seria o melhor teste para Covid para os pais coletarem em seus filhos?

04 de agosto de 2023 (Bibliomed). O teste rápido de antígeno (TRA) é um método preferido para detecção de SARS-CoV-2. Testar crianças pequenas é difícil devido ao desconforto e aos desafios de viabilidade. Métodos menos invasivos para teste de SARS-CoV-2 são os preferidos pelas crianças e suas famílias, uma vez que o TRA em crianças menores de 5 anos de idade pode ser desconfortável e apresenta desafios específicos para o teste devido à adesão e sofrimento do procedimento.

O objetivo de um novo estudo foi investigar a sensibilidade e a viabilidade dos testes TRA nasais e saliva auto coletados em comparação com um PCR combinado de swab de nariz e garganta (CNG) em crianças menores de 5 anos.

Foram incluídas crianças com idade entre 1 mês e 5?anos, com Covid-19 confirmado ou que tiveram contato domiciliar nos últimos 7?dias. Um swab de TRA de saliva, TRA nasal e CNG foi coletado pelos pais. Os valores do limiar do ciclo SARS-CoV-2 (Ct) para CNG testados por PCR foram comparados com os resultados de saliva e TRA nasal. A preferência dos pais pelo método de amostragem foi registrada.

Quarenta e uma crianças foram recrutadas com idade mediana de 1,5 anos. Apenas 22/41 (54%) dos pais conseguiram coletar com sucesso um TRA de saliva de seus filhos. A sensibilidade do TRA nasal e saliva foi de 0,889 e 0,158, respectivamente. O limite superior de detecção de TRA nasal pelo valor de CNG Ct foi maior que a saliva (36,05 vs. 27,29). Enquanto a TRA saliva foi classificada como mais confortável, a TRA nasal RAT foi classificada como a amostra preferida pelos pais para testes futuros, devido às dificuldades de coleta de saliva e ao tempo gasto.

O estudo concluiu que o teste rápido de antígeno com TRA nasal é um método mais viável e sensível para a detecção de SARS-CoV-2 em crianças pequenas em comparação com o TRA de saliva.

Fonte: Journal of Paediatrics and Child Health. DOI: 10.1111/jpc.16277.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários