Notícias de saúde

Desenhos Refletem Mundo Emocional das Crianças

Por Charnicia Huggins

NOVA YORK (Reuters Health) - Quando os pais colocam os trabalhos de arte dos filhos na parede, deveriam observar os elementos contidos no desenho, recomendou uma pesquisadora da Califórnia.

Esses trabalhos artísticos podem dar uma pista sobre o que está acontecendo na mente de uma criança, informou Suzanne Dixon, professora emérita de pediatria da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Na verdade, Dixon sugere que os médicos usem os desenhos das crianças para mantê-las ocupadas enquanto conversam com elas, uma forma de desvendar seu progresso de desenvolvimento e situação emocional.

"Os desenhos das crianças refletem seu nível de desenvolvimento", Dixon disse à Reuters Health. "O que as crianças escolhem para desenhar e a maneira como desenham refletem como pensam sobre seu mundo ... o que está acontecendo na sua cabeça", explicou a pesquisadora.

Por exemplo, crianças que estão irritadas geralmente colocam dentes nos desenhos, observou Dixon, pediatra especializada em desenvolvimento e comportamento. Ombros largos podem simbolizar uma necessidade de força física, enquanto pés longos podem significar uma necessidade de segurança. Marcas de borracha podem significar ambivalência, conflito ou negação.

Mesmo que os desenhos possam ser analisados, Dixon não defende que sejam interpretados rigidamente. "Usamos como um teste mais que como um diagnóstico", declarou a pesquisadora.

A atividade é barata e pode ser utilizada como uma terapia para crianças sob estresse, segundo a pesquisa de Dixon.

"Os desenhos podem ser usados como uma saída para crianças ... (especialmente) para a criança que não pode usar todas as palavras complicadas que precisaria para falar sobre seus sentimentos e respostas ao mundo", disse a pesquisadora.

Os pais deveriam juntar e guardar os desenhos dos filhos, aconselhou Dixon. Com isso, vão ver os progressos na sofisticação dos desenhos e "começar a apreciar o enorme poder das mudanças no desenvolvimento".

Dixon apresentou o trabalho no último encontro anual da American Academy of Pediatrics (Academia America de Pediatria).

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários