Notícias de saúde

Seu estresse pode afetar seu cachorro

31 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Cães podem farejar se seu tutor está estressada ou relaxado, e isso pode influenciar no seu comportamento. É o que indica estudo realizado na Bristol Veterinary School, na Inglaterra.

Os pesquisadores realizaram um experimento no qual treinaram os cães em uma tarefa simples: se uma tigela fosse colocada em um local, ela invariavelmente continha comida. Mas se fosse colocada em um local separado, nenhuma comida estava presente.

Por razões óbvias, os cães logo ficaram mais ansiosos para ir até as tigelas no local "tem" do que no local "não tem". Se o cãozinho caminhasse rapidamente até essa tigela ambígua de alcance médio, os pesquisadores consideraram que o cão estava em um estado de espírito "otimista" ("talvez haja comida naquela tigela!"). Se o cão estivesse mais hesitante em ir em direção à tigela, isso refletia uma atitude mais "pessimista" ("A tigela está no lugar errado, provavelmente não há comida lá").

Em seguida, os 18 cães recrutados para o experimento foram expostos a amostras de suor e hálito de humanos que estavam em um estado de espírito estressado ou relaxado (um teste de matemática versus ouvir música suave).

Quando os cães sentiam os odores humanos "estressados", eles estavam visivelmente menos ansiosos para ir em direção à tigela colocada de forma ambígua, sugerindo uma queda emocional em direção ao pessimismo. Segundo os pesquisadores, essa resposta 'pessimista' reflete um estado emocional negativo e pode ser uma maneira do cão conservar energia e evitar decepções. No entanto, esse efeito "depressivo" não foi observado quando os cães foram expostos a uma amostra de odor "relaxado" de um humano.

De acordo com os autores, entender como o estresse humano afeta o bem-estar dos cães é uma consideração importante para cães em canis e ao treinar cães de companhia e cães para funções de trabalho, como cães de assistência.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-024-66147-1.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários