Notícias de saúde
16 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Mais de quatro anos após o início da pandemia, as taxas de vacinação infantil em todo o mundo ainda não se recuperaram, mostra um novo relatório divulgados pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O relatório, que reflete as taxas de vacinação de 2023, é o maior conjunto de dados do mundo sobre tendências de imunização para vacinações contra 14 doenças. Ele analisou estimativas de 185 países e usou uma terceira dose da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTP3) como marcador global para cobertura de imunização.
O progresso no retorno aos níveis de imunização pré-pandemia estagnou: em todo o mundo, a cobertura DTP3 foi de 84% em 2023, o mesmo que em 2022, mas abaixo dos 86% registrados em 2019.
Segundo os pesquisadores, essas tendências, que mostram que a cobertura global de imunização permaneceu praticamente inalterada desde 2022 e mais alarmantemente ainda não retornou aos níveis de 2019, refletem desafios contínuos com interrupções nos serviços de saúde, desafios logísticos, hesitação em relação à vacina e desigualdades no acesso aos serviços.
O relatório também descobriu que a cobertura da vacina contra o HPV em meninas aumentou 7%, retornando a níveis próximos aos pré-pandêmicos. Estudos mostraram que a vacina pode reduzir as taxas de câncer cervical em mulheres em 87%. Ainda assim, a cobertura da vacina contra o HPV permanece bem abaixo da meta de 90% para eliminar o câncer cervical como um problema de saúde pública, atingindo apenas 56% das adolescentes em países de alta renda e 23% em países de baixa e média renda.
É importante ressaltar que os dados revelaram que a cobertura do sarampo em países com surtos grandes ou disruptivos após a pandemia é muito baixa para controlar novos surtos. Quase 35 milhões de crianças ficaram sem proteção ou com proteção parcial contra o sarampo, um declínio que o relatório chamou de "preocupante".
Fonte: World Health Organization. Global childhood immunization levels stalled in 2023, leaving many without life-saving protection.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também