Notícias de saúde

Estudo encontra sete sintomas diretamente relacionados à “Covid longa”

03 de agosto de 2023 (Bibliomed). Em um novo estudo publicado no Open Forum Infectious Diseases, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Missouri fez uma descoberta inesperada: as pessoas que experimentam efeitos duradouros do Covid-19 - conhecidos como " Covid longa " ou condições pós-Covid - são suscetíveis a desenvolver apenas sete sintomas de saúde por até um ano depois da infecção. São eles: taquicardia, queda de cabelo, fadiga, dor torácica, dispneia, dor nas articulações e obesidade.

No estudo, a equipe revisou os dados do mundo real do Oracle Cerner de registros médicos eletrônicos contendo informações não identificadas para fins de pesquisa médica. Depois de examinar os dados de um total de 52.461 pacientes em 122 unidades de saúde nos Estados Unidos, os pesquisadores selecionaram os 47 sintomas de saúde mais comumente relatados da Covid longa para examinar para este estudo. Em seguida, os pesquisadores procuraram comparações nos sintomas de saúde relatados – muitos também compartilhados por outras infecções respiratórias virais – entre pessoas em três subgrupos diferentes:

  • Pessoas diagnosticadas com Covid-19, mas sem infecções respiratórias virais comuns, como influenza ou pneumonia.
  • Pessoas com infecções respiratórias virais comuns, mas sem Covid-19.
  • Pessoas sem Covid-19 ou qualquer outra infecção respiratória viral comum.

Apesar de um grande número de sintomas longos de Covid relatados anteriormente por outros estudos, foram encontrados apenas alguns sintomas especificamente relacionados a uma infecção por SARS-CoV-2, segundo os autores. Os sobreviventes ainda apresentam sintomas que às vezes os incapacitam e os impedem de voltar ao trabalho ou às atividades de sua vida diária. Isso não ocorre porque a infecção por Covid-19 ainda está ativa, mas, em vez disso, a infecção causou consequências de longo prazo, ou sequelas, na forma de uma síndrome pós-Covid que pode persistir por meses ou até anos. A pesquisa foi capaz de para identificar sequelas de longo prazo que são distintas da Covid-19 e separar a síndrome pós-Covid de outras síndromes pós-virais.

Fonte: Open Forum Infectious Diseases. DOI: 10.1093/ofid/ofac683.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários