Notícias de saúde

Cogumelos psicodélicos poderiam aliviar a depressão

03 de agosto de 2023 (Bibliomed). Uma única dose de psilocibina - o componente dos chamados cogumelos psicodélicos - parece dissipar a névoa da depressão maior em alguns pacientes difíceis de tratar, relata um novo ensaio clínico.

Uma dose de 25 miligramas de um composto sintético de psilocibina chamado COMP360 causou uma "resposta rápida e duradoura" em mais de um terço dos pacientes que sofrem de depressão resistente ao tratamento.

O estudo envolveu 233 pessoas de 10 países que receberam uma dose de 25mg, 10mg ou 1mg de COMP360. Todos os pacientes tinham depressão difícil de tratar e estavam no meio de um episódio depressivo que não havia sido aliviado com tratamento usando pelo menos dois e até quatro antidepressivos diferentes.

Nenhuma terapia ocorreu durante a viagem psicodélica, que para doses pesadas durou entre seis a oito horas. Em vez disso, cada paciente simplesmente se sentava em uma sala calma e silenciosa, usando óculos escuros e ouvindo música, deixando a droga agir em suas mentes. Dois terapeutas ficaram com eles o tempo todo, para apoio.

Na semana seguinte ao tratamento, os pacientes participaram de sessões de terapia de "integração", nas quais discutiram o que vivenciaram com os terapeutas que se sentaram com eles durante o tratamento.

Os resultados das doses de 10mg e 1mg foram insignificantes, mas cerca de 37% das pessoas que receberam a dose pesada de 25mg apresentaram níveis significativamente mais baixos de sintomas depressivos três semanas após o tratamento. Cerca de 29% tiveram escores de sintomas tão baixos que sua depressão parecia estar em remissão.

O efeito da viagem diminuiu com o tempo, no entanto. Apenas 20% do grupo de 25mg ainda apresentava sintomas depressivos mais baixos na marca de três meses, o que, segundo os pesquisadores, está de acordo com outros tratamentos usados ​​em pacientes com depressão que não respondem aos medicamentos antidepressivos.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2206443.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários