Notícias de saúde

Boa higiene dental pode ajudar a proteger a saúde do cérebro

21 de julho de 2023 (Bibliomed). Cuidar bem dos dentes pode garantir mais do que um sorriso bonito. Segundo estudo da Yale School of Medicine, nos Estados Unidos, adultos geneticamente propensos a terem problemas de saúde bucal têm mais risco de declínio da saúde cerebral.

Os pesquisadores analisaram a possível ligação entre a saúde bucal e a saúde do cérebro usando dados do U.K. Biobank. O estudo incluiu 40.000 adultos sem histórico de AVC que foram avaliados entre 2014 e 2021.

O estudo descobriu que pessoas com tendência a cáries, dentes perdidos e dentaduras tiveram um aumento de 24% na quantidade de hiperintensidades de substância branca. Eles também tiveram uma mudança de 43% nas pontuações de danos microestruturais visíveis em suas ressonâncias magnéticas. As hiperintensidades da substância branca normalmente se acumulam silenciosamente ao longo de décadas e têm sido fortemente correlacionadas com o risco futuro de derrame e risco futuro de demência.

Cada participante foi rastreado para 105 variantes genéticas que podem predispor alguém a problemas dentários. Os pesquisadores também analisaram as imagens de ressonância magnética dos cérebros dos participantes, examinando-os em busca de danos na substância branca, hiperintensidades da substância branca e danos microestruturais.

Os danos na substância branca do cérebro podem prejudicar a memória, o equilíbrio e a mobilidade, observaram os pesquisadores. Danos microestruturais apareceriam como mudanças na fina arquitetura do cérebro.

De acordo com os pesquisadores, na ligação entre a boca e a saúde do cérebro é possível que a má saúde bucal crie uma inflamação de baixo grau no corpo que afeta o revestimento dos vasos sanguíneos, o que pode levar ao acúmulo de placas de colesterol ou microcoágulos.

Fonte:  International Stroke Conference 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários