Notícias de saúde

Estrogênio poderia reduzir o risco de AVC em mulheres

10 de julho de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Zhejiang em Hangzhou, na China, o estrogênio poderia reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em mulheres.

O estudo envolveu cerca de 123.000 mulheres chinesas na pós-menopausa (idade entre 40 e 79 anos). Os pesquisadores analisaram as informações de inscrição no estudo em relação à duração específica da vida reprodutiva geral de cada mulher, levando à menopausa. Eles levaram em conta, também, a frequência com que as participantes tiveram um filho e/ou se (e por quanto tempo) tomaram pílulas anticoncepcionais, já que ambos normalmente aumentam os níveis de estrogênio, bem como padrões de amamentação - que tendem a diminuir a exposição ao estrogênio.

Informações adicionais foram coletadas sobre hábitos de consumo de álcool e fumo, antecedentes médicos gerais e gravidez de cada mulher, aborto espontâneo e histórico de anticoncepcionais orais.

Ao longo de nove anos de acompanhamento foram registrados pouco mais de 15.000 AVCs, sendo a maioria (cerca de 12.000) do tipo isquêmico - onde há o bloqueio de fluxo sanguíneo no cérebro, mas não hemorragia.

As participantes foram então divididas em quatro grupos, variando entre o menor período entre a primeira menstruação e a menopausa (31 anos) e o maior período (36 anos). Depois de comparar cada grupo com a incidência de AVC, a equipe descobriu que as mulheres no grupo de exposição mais longa ao estrogênio tinham um risco 5% menor de AVC isquêmico e um risco 13% menor de AVC hemorrágico, em comparação com as mulheres do grupo de exposição mais curta.

Os pesquisadores concluíram que uma maior exposição geral ao estrogênio - além do número de anos entre a menstruação e a menopausa - também contribuiu para um menor risco geral de AVC hemorrágico.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000206863.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários